Empresa
Apresentação / História

O nascimento da empresa dá-se em 29 de Julho de 1946, com a criação da FUCOLI – Fundição Conimbricense, LDA na cidade de Coimbra com 10 trabalhadores/as, tendo iniciado em 1949 a fabricação de material para o sector de abastecimento de água e saneamento.
Em 2 de Março de 1957 é fundada a SOMEPAL – Sociedade Metalúrgica da Pampilhosa, LDA na vila da Pampilhosa, dedicando-se à fabricação e comercialização de diversos tipos de válvulas.
Em 1990 a FUCOLI, LDA adquire o capital social da SOMEPAL, LDA, tendo-se iniciado a partir dessa data uma série de importantes investimentos e alterações, já que existia necessidade de apresentar aos Clientes produtos e serviços que satisfizessem na relação QUALIDADE/PREÇO.
Assim, inicia-se a modernização do sistema produtivo e implementação do Sistema da Qualidade na FUCOLI e na SOMEPAL, apoiado nas normas NP EN ISO 9002, certificação que obtêm em 1996 e 1994, respectivamente.
Em Dezembro de 1998, procede-se à fusão da FUCOLI – Fundição Conimbricense, SA com a SOMEPAL – Sociedade Metalúrgica da Pampilhosa, SA, ficando deste modo à disposição dos fornecedores e clientes uma grande unidade produtiva com maiores garantias de continuidade e crescimento, oferecidas pela fusão dos patrimónios e pela dinâmica projectada. A empresa passa a ter a denominação FUCOLI-SOMEPAL – Fundição de Ferro, SA.
Desde essa data a empresa realizou diversos investimentos quer em equipamentos quer em instalações, modernizando o processo produtivo.
Em 2005 efectuou-se a alteração de layout da empresa em Coimbra com a substituição dos fornos cubilote por fornos elétricos, mais eficientes e com menor impacte em termos ambientais.
Na unidade fabril da Pampilhosa tem-se vindo a aumentar progressivamente a área coberta e a modernizar os equipamentos associados ao acabamento de peças. Salienta-se a aquisição de um robot de pintura em 2008 e a progressiva instalação de novas máquinas de maquinação para o sector dos CNC.
Sendo o desenvolvimento sustentável uma das preocupações da empresa, a FUCOLI-SOMEPAL, SA viu reconhecida essa preocupação com a certificação do seu Sistema de Gestão Ambiental na unidade fabril de Coimbra em 2009.
É ainda de referir, em 2010, a instalação de um equipamento para a realização de testes de válvulas, no sentido de assegurar a qualidade das mesmas para o cliente.
Desde 2011 que se procedeu à implementação da filosofia LEAN no processo produtivo e organizacional da empresa. Esta filosofia, associada aos investimentos de modernização e automatização realizados, asseguram altos padrões de qualidade e repostas rápidas às necessidades dos Clientes.

Aqui poderá pesquisar conteúdos no nosso Site Web. Se pretende pesquisar algum dos nossos produtos, apenas poderá fazê-lo na secção Produtos.
Área Reservada
Cliente / Fornecedor
Registe-se aqui
Se já se registou no nosso Site como nosso Cliente ou Fornecedor, por favor insira os seus dados de acesso para aceder à nossa área reservada.
Subscrever
Newsletter
Nome
Email